Dicas importantes:
Todas as rodas listadas na página anterior tem a mesma furação do Niva, ou seja, 5 x
139,7mm. Cuidado: Somente as versões dos carros que aparecem nas fotos da pagina anterior tem as rodas
compatíveis com o Niva. Versões mais recentes da Sportage, Sorento e Grand
Vitara não tem mais furação 139,7mm. Os veículos abaixo não tem rodas compatíveis com o Niva.
A furação é apenas o primeiro ponto a considerar. Os pontos
seguintes são o offset, a tala, o diâmetro do furo central e as porcas.
Normalmente várias informações estão disponíveis nas rodas de liga leve:
O Offset do Niva é 50mm, um offset bem positivo. Conforme a figura
abaixo, um offset mais positivo trará a roda mais para dentro da
carroceria e um offset negativo empurra a roda para fora. Em geral,
offset com diferença de até a 2 polegadas, aproximadamente 5cm, é
considerarado como de impacto aceitável em carga de rolamentos e
suspensão. Mas estes dados são de "senso comum", não conhecemos nenhum
estudo oficial a respeito do real impacto nos rolamentos. Também
abaixo, o método de cálculo do offset. Usando como exemplo algumas rodas
16" do Suzuki Grand Vitara de offset 5mm, a diferença seria aceitável,
ficaria em 45mm. O problema é que, como o offset é menos positivo que o
original, as rodas sairiam bastante dos paralamas - exigindo
alargadores e suspensão levantada.
A tala original do Niva é 5 1/2", portanto, se você optar por uma roda
de tala mais larga, deve verificar o impacto em componentes da
suspensão e interferência nos paralamas.
O diâmetro do furo central não é necessariamente o mesmo nas rodas listadas e
pode requerer retrabalho. Por exemplo, no caso da roda de 16" do Kia Sorento, o
diâmetro central da roda é de 95,3mm e o Niva tem o diâmetro central de
98mm. Sendo assim, foi necessário usinar o diâmetro central para 98mm,
numa profundidade de 15mm a partir da parte traseira da roda. Essa roda
não pode ser usinada de forma passante, isso fragilizaria a roda
desnecessariamente. Estas rodas da Sorento tem tala 7" e tem offset de 46mm, muito próximo do Niva.
O camarada Nomade Sts, do
LadaFans, tem um alerta importante para a roda 15" do Kia Sportage, uma
das rodas de liga leve mais adaptadas em Nivas. Seu alerta é válido
para todas as adaptações. Neste caso, um componente da suspensão estava
batendo na roda, criando uma situação potencialmente perigosa. Vide
fotos.
Por último, mas não menos importante,
são as porcas. Existem dois tipos, as de cabeça cilindrica e as de
cabeça cônica. O mais comum em rodas de liga leve são as porcas
cônicas. Verifique qual é o tipo de porca que a sua nova roda precisa.
Não economize com as porcas, é uma questão séria de segurança.